Quando você vai ao banheiro, conferir a cor do seu xixi antes de apertar a descarga pode fornecer informações valiosas sobre sua saúde. A tonalidade, o odor e até a textura do líquido podem indicar diversos problemas. Vamos entender o que cada cor significa:
Transparente: Se sua urina é transparente, é um sinal de que você está bebendo muita água ou perdendo líquido devido ao consumo de álcool. Porém, se você se hidrata pouco, pode indicar dificuldade dos rins em filtrar impurezas.
Palha (Amarelo Translúcido): Essa coloração é considerada “ideal” e mostra equilíbrio entre hidratação e eliminação de toxinas.
Amarelo Escuro: Indica que sua hidratação não está ideal. Beba mais água ao longo do dia.
Mel: Se sua urina está com cor de mel, seu fígado pode estar com problemas e seu corpo, desidratado. Consulte um médico se a cor persistir.
Rosa ou Vermelho: Presença de sangue na urina, frequentemente associada a cálculos renais. O consumo excessivo de beterraba também pode causar essa tonalidade.
Laranja: Pode indicar falta de hidratação ou problemas no fígado ou bile. Alguns medicamentos também afetam a cor da urina.
Verde ou Azul: Certos medicamentos (anti-inflamatórios, antidepressivos e antissépticos urinários) podem alterar a cor da urina para esses tons inusitados.
Preto: Sinal de pigmentos da bile. Pode estar relacionado a lesões no fígado, como hepatite, ou à doença da rabdomiólise, causada por esforço muscular intenso.
Lembre-se de que a cor da urina pode variar devido a alimentos ou medicamentos, mas nem sempre indica problemas. Consulte um médico se a coloração persistir ou se outros sintomas surgirem.
Fonte: Dr. Jean Gorinchteyn, infectologista do Hospital Emílio Ribas1.